A fazenda:

Genética

                                    

                     A GENÉTICA DO MENGE GADO HOLANDÊS

 

O rebanho do MENGE GADO HOLANDÊS utilizou, ao longo de seus 25 anos de seleção, sêmen dos melhores reprodutores existentes em suas épocas. Grandes touros, que hoje fazem parte da história da raça holandesa, como Starbuck, Valiant, Blackstar, Chief Mark, Rudolph, Storm deixaram inúmeras filhas em nosso plantel. Mais recentemente Durham, Outside, Leader, Duster e Morty se destacaram pela fantástica qualidade de suas filhas. Das gerações mais modernas destacam-se touros do calibre de Spirte, Goldwyn, Baxter, Mac e Roy. O emprego de semen sexado nas FIV e sêmen de touros mais jovens, com provas genômicas, está aumentando a disponibilidade de fêmeas e a velocidade do melhoramento genético. Atualmente, em utilização, podemos destacar touros como Windbrook, Lauthority, Fever, Chelios, Reginald, Observer, Planet, Bradnick e alguns com provas genômicas muito interessantes como Mc Cutchen, Shamrock, Dorman e Haley

.

 

                 

                GOLDWYN                                            BAXTER                                          SPIRTE                                            DURHAM                           

                           

              

                             TOUROS COM MAIS FILHAS NO REBANHO  

                          

TOURO

Nr Filhas

Windbrook

41

Goldwyn

38

Atwood

36

Durham

29

Fever

25

Spirte

24

Shottle

23

Lauthority

23

Baxter

21

Roy

19

Sanchez

16

Reginald

15

 

 

Do lado materno, continuamos mantendo a preocupação em fazer a reposição do rebanho a partir de animais superiores em produção e tipo e que façam parte de famílias consistentes e profundas nesses quesitos. As importações e compras de animais realizadas no passado foram substituídas, a partir de 2010, pela importação de embriões canadenses oriundos de grandes vacas daquele país com os melhores touros.


O MEN
GE GADO HOLANDÊS tem usado, sempre, as técnicas de reprodução mais avançadas que estão disponíveis para os criadores. Desde o seu início, Inseminação Artificial e Transferência de Embriões foram empregadas. Há anos, nos valemos do auxílio de programas e de  técnicos especializados para fazer o acasalamento de nossas vacas. Em 2008, iniciamos o uso regular da FIV – fertilização in vitro – , que permite aproveitar ao máximo as melhores vacas e as grandes famílias de que dispomos. Temos hoje um seleto grupo de cerca de 50 vacas mantidas exclusivamente para o programa de FIV. O ambicioso programa de importação de embriões canadenses já resultou no nascimento de várias bezerras extraordinárias e também de machos que se tornam ótimas opções para aqueles que utilizam o sistema de monta natural.

 

AS      GRANDES   VACAS    DO    REBANHO

 

A família de GRECIA EMIL LAGOS, que morreu em 2013 prestes a completar 18 anos, continua sendo a mais importante de nosso rebanho. EX 90 com mais de 70.000 Kg de leite em sua vida produtiva, ela teve 33 filhas nascidas na Fazenda Santa Maria, das quais 24 já foram submetidas à classificação para tipo, com a impressionante média de 84,1 pontos. Dessas, 13 foram classificadas MB, 10  B+ (Boa para Mais), e 1 B (Boa). Entre elas, destacam-se Lagos Stormatic Philomena 782 – TE, classificada MB 85 pontos no primeiro parto e Recordista Mineira de Produção da Classe AA (parto até 2 anos de idade) e Lagos Titanic Roteirista 999 - TE, classificada MB 85 ainda em sua primeira lactação e  MB 88 na terceira. Outra de suas filhas, Lagos Eland OLIMPIADA, MB 86, é mãe de Menge Titanic TROMBETA 1150 – TE, classificada MB 88 no segundo parto e também de Menge Titanic TROIA 1146 – TE, MB 85 no segundo parto. Grécia tem outras netas classificadas MB.

Sua neta de maior destaque é Menge Spirte TAORMINA, EX 90, que em sua terceira lactação alcançou mais de 21.700 Kg de leite (lactação encerrada em 2012)

 

            
                                                             

                     Grécia  Emil  Lagos EX-90                                                                   Menge Spirte TAORMINA 1143 - EX 90

 

 

LAGOS ASTRE LUZIA 444, filha de Duregal Astre Starbuck, é classificada MB 88, tem lactação de 10.663 Kg leite em 310 dias (3,91% de gordura). Teve filha com Rudolph classificada MB 86 que produziu 14.577 Kg de leite com 3,74 % de gordura e filha com Hi Metro (MB 87). Tem neta com Morty, MB 85. Luzia é parte de nosso programa de FIV.

 

                                                                             

                       LAGOS ASTRE LUZIA 444    MB 88                                                                   BAM SILVIANA ASTRE  MB 86

 

BAM SILVIANA ASTRE - TE, MB 86, com produção de 13.584 Kg de Leite em 3 ordenhas e 4,2% Gordura foi outra de nossas vacas que nos trouxe orgulho e admiração. Teve tudo aquilo que um produtor sonha: produção, conformação e família. Sua mãe era EX 90 com quase 13.000 Kg de produção em 356 dias. Avó MB 86, bisavó EX 92, 4a. mãe EX-2E. Teve 6 filhas no MENGE GADO HOLANDÊS, 1classificada MB 86, 3 MB 85 e 2 B+ 84 pontos, com altas produções. Ou seja, transmitiu suas qualidades às filhas. Teve filhas na fazenda com Wildman, Minister, Master, Shottle e Sanchez. Sua filha MENGE WILDMAN VIVIANA 1389 - FIV foi campeã bezerra intermediária na EXPOAGRO 2010 / Guaxupé.

 

                       

               Abaixo mostramos algumas outras vacas de nosso programa de FIV:

 

                                                                 MENGE GILBERT SONECA 1032

                                                   MB 86 - 10.952 Kg L parto #1

                                            

 

                                WILPE LINJET RELVA 222                                              LAGOS MORTY RISONHA 960

                                  EX 90 - 17.183 Kg L                                             MB 87 - 13.926 Kg L

                                                            

 

     

 

    

 

 

 

 

 

 

                       AS  NOSSAS  FERRAMENTAS  PARA  O  MELHORAMENTO  GENÉTICO

 

 

 

 

                       

O MENGE GADO HOLANDÊS utiliza as seguintes ferramentas para dar suporte ao seu programa de melhoramento genético:

a)      Compra de semen de touros com base nas provas americanas e canadenses publicadas periodicamente. Os touros são escolhidos com base nos seus índices de produção e compostos de úbere e pernas e pés.

b)      Classificação linear de todas as vacas, feita por técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG, para que seja feita a avaliação morfológica de todos os animais paridos e se possa definir as características que precisam ser corrigidas ou melhoradas.

c)       Controle Leiteiro feito também pela ACGHMG, com o objetivo de se determinar oficialmente os animais superiores em produção de leite e de gordura.

d)      Técnicas avançadas de reprodução animal como Transferência de Embriões – TE e Fertilização In Vitro – FIV, para se obter mais filhas das melhores vacas do rebanho.

e)      Acasalamento de vacas e novilhas com o objetivo de se determinar, dentre os touros disponíveis, o mais indicado.